Taxa de empreendedorismo no Brasil pode aumentar em 2019

Mas será que os brasileiros estão preparados para serem empresários? Explorar técnicas de controle de emoções pode ajudar quem pretende empreender

O número de empreendedores no Brasil cresce a cada ano e tende a aumentar diante das mudanças no cenário político do país. De acordo com o Sebrae, em 2017, o Brasil registrou uma taxa empreendedora de 36,4%, segundo dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM); para 2019 a expectativa é de que sejam criadas 1,5 milhão de novas empresas, segundo o Sebrae. Mas será que o brasileiro está preparado para ser empresário? O que é necessário ter para gerenciar uma equipe? Além de preparo técnico, pesquisa e estudo na área que pretende atuar, é muito importante saber lidar com a mente para poder controlar emoções, pressões e imprevistos que acontecem a todo o momento na vida de um empreendedor.

Um empreendedor enfrenta inúmeros desafios, como ter de lidar com finanças, cobranças, administração, gerenciamento de crise, controle de equipe. É um trabalho sem fim, que pode resultar em adoecimento mental do empresário que não consegue lidar bem com as emoções. O treinador de crescimento pessoal e profissional, Raphael Costa, explica que o equilíbrio emocional nasce de dentro para fora. Para que um profissional saiba controlar a mente nas adversidades do trabalho, é necessário que, antes, ele tenha desenvolvido capacidades emocionais pessoais. “Quem deseja ter controle sobre as emoções, precisa identificar e eliminar padrões comportamentais inconscientes impeditivos. Este seria o primeiro passo”, revela o especialista. “A neurociência nos ensina como podemos usar nossas emoções ao nosso favor, mas não é mágico, o processo exige esforço e disciplina”, explica Raphael Costa.

Para o empresário iniciante ou para aquele que já tem anos de estrada no mercado, vale ressaltar algumas dicas importantes para atingir o equilíbrio emocional. Em primeiro lugar, viva com propósito, defina um foco de ação para realizar projetos e objetivos, aumente a autoconfiança e siga uma rotina com disciplina. “A tensão dentro de um negócio pode ser elevada, muitas vezes, quando o empresário consegue estabelecer uma rotina diária, com prioridades e estipulação de metas”, comenta o treinador de crescimento pessoal. “Outra dica importante é acrescentar à rotina um tempo para o lazer, para fazer atividades que proporcione prazer e descanse a mente. Ler um livro, fazer exercícios, sair com amigos e familiares, meditar ou simplesmente não fazer nada por alguns instantes do dia, já ajudam bastante”, ressalta.

Sobre Raphael Costa – Utilizando os princípios que ensina, Raphael Costa passou de um simples vendedor de frutas em frente a uma parada de ônibus para o fundador da sua própria empresa de desenvolvimento pessoal, a qual treina milhares de pessoas anualmente, ajudando-as a superar dezenas de bloqueios emocionais, inseguranças e dificuldades de relacionamento interpessoal. Já falou para mais de 50 mil pessoas sobre seus ensinamentos de avanços pessoais e profissionais, tornou-se o especialista em desenvolvimento pessoal número 1 em Brasília, concedendo mais de 100 entrevistas para jornais, rádio e TV’s. Autor do livro Possibilidades, que apresenta de forma clara e objetiva como qualquer pessoa é capaz de criar as suas próprias condições para atingir o próximo nível, ultrapassando as probabilidades atuais.

Serviço

Taxa de empreendedorismo no Brasil pode aumentar em 2019

www.raphaelcostacoach.com.br

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br