Geral

Taxa de empreendedorismo no Brasil pode aumentar em 2019

Mas será que os brasileiros estão preparados para serem empresários? Explorar técnicas de controle de emoções pode ajudar quem pretende empreender

O número de empreendedores no Brasil cresce a cada ano e tende a aumentar diante das mudanças no cenário político do país. De acordo com o Sebrae, em 2017, o Brasil registrou uma taxa empreendedora de 36,4%, segundo dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM); para 2019 a expectativa é de que sejam criadas 1,5 milhão de novas empresas, segundo o Sebrae. Mas será que o brasileiro está preparado para ser empresário? O que é necessário ter para gerenciar uma equipe? Além de preparo técnico, pesquisa e estudo na área que pretende atuar, é muito importante saber lidar com a mente para poder controlar emoções, pressões e imprevistos que acontecem a todo o momento na vida de um empreendedor.

Um empreendedor enfrenta inúmeros desafios, como ter de lidar com finanças, cobranças, administração, gerenciamento de crise, controle de equipe. É um trabalho sem fim, que pode resultar em adoecimento mental do empresário que não consegue lidar bem com as emoções. O treinador de crescimento pessoal e profissional, Raphael Costa, explica que o equilíbrio emocional nasce de dentro para fora. Para que um profissional saiba controlar a mente nas adversidades do trabalho, é necessário que, antes, ele tenha desenvolvido capacidades emocionais pessoais. “Quem deseja ter controle sobre as emoções, precisa identificar e eliminar padrões comportamentais inconscientes impeditivos. Este seria o primeiro passo”, revela o especialista. “A neurociência nos ensina como podemos usar nossas emoções ao nosso favor, mas não é mágico, o processo exige esforço e disciplina”, explica Raphael Costa.

Para o empresário iniciante ou para aquele que já tem anos de estrada no mercado, vale ressaltar algumas dicas importantes para atingir o equilíbrio emocional. Em primeiro lugar, viva com propósito, defina um foco de ação para realizar projetos e objetivos, aumente a autoconfiança e siga uma rotina com disciplina. “A tensão dentro de um negócio pode ser elevada, muitas vezes, quando o empresário consegue estabelecer uma rotina diária, com prioridades e estipulação de metas”, comenta o treinador de crescimento pessoal. “Outra dica importante é acrescentar à rotina um tempo para o lazer, para fazer atividades que proporcione prazer e descanse a mente. Ler um livro, fazer exercícios, sair com amigos e familiares, meditar ou simplesmente não fazer nada por alguns instantes do dia, já ajudam bastante”, ressalta.

Sobre Raphael Costa – Utilizando os princípios que ensina, Raphael Costa passou de um simples vendedor de frutas em frente a uma parada de ônibus para o fundador da sua própria empresa de desenvolvimento pessoal, a qual treina milhares de pessoas anualmente, ajudando-as a superar dezenas de bloqueios emocionais, inseguranças e dificuldades de relacionamento interpessoal. Já falou para mais de 50 mil pessoas sobre seus ensinamentos de avanços pessoais e profissionais, tornou-se o especialista em desenvolvimento pessoal número 1 em Brasília, concedendo mais de 100 entrevistas para jornais, rádio e TV’s. Autor do livro Possibilidades, que apresenta de forma clara e objetiva como qualquer pessoa é capaz de criar as suas próprias condições para atingir o próximo nível, ultrapassando as probabilidades atuais.

Serviço

Taxa de empreendedorismo no Brasil pode aumentar em 2019

www.raphaelcostacoach.com.br