Minha Maternidade[ Matéria de Capa ]

Relato de um parto na rede pública de saúde em Samambaia/DF

Em 2019, ano em que completei 27 anos, vivi uma importante experiência na minha vida: gerar outra vida. Nascido no dia 13 de setembro de 2019, Raziel Scartazzini Lima Vilela veio ao mundo com 3.280 KG e 50 cm, por cesariana, após 12 horas de tentativa de parto normal.

Ocorrido no Hospital Regional de Samambaia – HRSam, cidade onde nasci, cresci e moro, o parto do meu filho contou com equipe de 12 profissionais e pós parto acompanhado por médicos, enfermeiros e técnicos, quando eu e o Raziel fomos avaliados e liberados em situação adequada para estarmos hoje bem, saudáveis.

A gestação, de 40 semanas, foi acompanhada na Clínica da Família N°1, de Samambaia, onde tive orientações, medicamentos e encaminhamentos de exames, garantindo uma gravidez saudável e segura.

Fui internada no HRSam com 5 cm de dilatação e o trabalho de parto foi humanizado, com o tratamento que, ao meu ver, toda mãe deve receber. Com direito a acompanhantes no processo de internação, nascimento e pós parto: minha mãe, meu companheiro e minha sogra, receberem nesse hospital alimentação e orientações para assistir, da melhor forma, a mim e ao meu filho.

Raziel saiu do hospital vacinado, com exames básicos realizados e registro de nascimento. Completando 1 mês neste domingo, 13 de outubro, está cada dia mais amado, cercado de pessoas e possibilidades para que seja um ser humano pleno de realizações e felicidade.

Este relato visa mostrar que uma gravidez e parto podem ser bem resolvidos na rede pública de saúde, apesar dos graves e tristes relatos contrários nesse âmbito. A dica é se informar, seguir as orientações e processos, lembrando sempre que merecemos e devemos ter um excelente atendimento. Afinal, boa parte dos nossos impostos se destina a esses fins.

Comments (1)

  1. […] O primeiro post foi sobre a experiência do primeiro parto: https://www.gazetabrasilia.com.br/relato-de-um-parto-na-rede-publica-de-saude-em-samambaia-df/ […]

Comments are closed.