Podcast do DF discute obras de Ibsen, Nelson Rodrigues e Oswald de Andrade

O programa “Trabalho de Mesa” tem comentado obras de importantes dramaturgos, sendo uma ótima pedida para estudantes de artes e pesquisadores de teatro.

Quem estuda artes cênicas sabe o quanto a discussão e a reflexão sobre obras clássicas são importantes para a formação cognitiva e sensível dos artistas. Pensando nisso, o programa Trabalho de Mesa, apresentado em formato de Podcast, montou uma trilogia de episódios sobre as obras “O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen (1882), “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade (1933) e “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues (1942/1943).

A discussão sobre as três obras nasceu das seguintes reflexões: Existe uma diferença entre a obra teatral escrita e a obra encenada? O que faz com que peças com mais de 60 anos continuem atuais enquanto objeto de literatura e provocação teatral? Para tal aprofundamento, os artistas Gustavo Reineken, Hugo Leonardo, Luciana Loureiro e Josuel Junior foram a estúdio para a gravação de um programa que detalha as obras teatrais e apresenta olhares técnicos e sensíveis sobre as dramaturgias, os estilos literários e impactos sociais do teatro e seus desdobramentos.

O Trabalho de Mesa é gravado no Brasil e no Canadá, respectivamente. Hoje, o projeto é fomentado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal – e possui 06 artistas-apresentadores, que se revezam de acordo com o tema do programa e a afinidade sobre as pautas sugeridas. As gravações acontecem nos estúdios E.T.C.A. – Equipe Teatral Confins-Artísticos, que fica na Asa Norte/DF. O mesmo edifício está sendo alugado pela TAO Filmes (produtora artística de Brasília), uma vez que os produtores e idealizadores do projeto estão morando no Canadá.

O conteúdo é prioritariamente teatral, com pinceladas em temas que dialogam diretamente com o universo das artes cênicas. É um programa sobre Teatro/Artes para a internet. Os episódios são hospedados e disponibilizados semanalmente no portal Dragões de Garagem, que é apoiador do projeto, juntamente com o Portal Refil.

Para quem tem interesse em conhecer, o Trabalho de Mesa está disponível na internet, através dos links

SITE – https://dragoesdegaragem.com/trabalhodemesa/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/trabalhodemesa/

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/trabalhodemesa/

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br