Pesquisa: 1 em cada 3 empresários já empreendiam antes dos 18 anos

Foto: Alexandre Oliveira

Números mostram realidade brasileira e brasiliense

Um levantamento feito pelo Sebrae com 2.132 empreendedores, de todas as idades, de todo o país buscou traçar, pela primeira vez, o perfil do jovem empreendedor brasileiro. O resultado da pesquisa mostra que o espírito empreendedor já está presente bem cedo, tanto que 1 em cada 3 empresários (32%) já tinha algum tipo de pensamento nesse sentido antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, 80% já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos.

Esses números mostram cada vez mais a realidade brasileira. Os jovens estão empreendendo, colocando o sonho no papel e tornando-o realidade. Muitos saem da faculdade já com olho em ter o próprio negócio, e não mais em concurso público como antes. A mentalidade brasiliense mudou.

Em Brasília, isso é fato. Um exemplo é que o empresário Flávio Hideo,  especialista em empreendedorismo, abre espaço no coworking que gerencia para os jovens e incentiva quem está começando. “Eu já fui muito jovem um dia e precisamos de apoio. Por isso aqui no Espaço 365 temos promoção para estudante. Eles pagam metade da locação de estações de trabalho e salas de reuniões, profissionalizando seus negócios desde o início”, explica.

Para o especialista, o início para empreendedores é muito difícil. “Basta apresentar carteirinha de estudante”, reforça. O Espaço 365, na Asa Norte, onde recebe muitos empreendedores, tem 20% do público abaixo dos 30 anos, o que reforça ainda mais a tese do empreendedorismo jovem.

E há muitos nomes para inspirar. Steve Jobs, Mark Zuckerberg e Bill Gates são exemplos que apostaram, ainda jovens, em uma boa ideia e revolucionaram não com seus negócios, mas toda um modo de pensar do mundo. 

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br