Ocupação Espaço Cena traz espetáculo “O Encerramento do Amor”

Diferentes obras teatrais da cidade fazem parte da programação da Ocupação Espaço Cena.

Henri dos Anjos

Um dos espaços culturais independentes e mais charmosos de Brasília está iniciando as atividades do segundo ano de OCUPAÇÃO ESPAÇO CENA. Até maio de 2020, se revezarão no local espetáculos de teatro, ciclos de música, oficinas de formação, mostras de cinema, exposições, debates e várias outras atividades.

A próxima atração será “Encerramento do Amor” – versão brasiliense da obra “Clôture de l’Amour”, do dramaturgo francês Pascal Rambert. Encenada pela primeira vez no Festival de Avignon em 2011, a peça recebeu o Grand Prix de Literature Dramatique em 2012. Após a temporada francesa, Pascal Rambert criou versões da peça com atores de diferentes culturas e línguas. Já foram realizadas montagens embocais como Moscou, Zagreb, Roma, Nova York e Osaka, entre outras cidades do mundo. Traduzida por Marcus Borja, a versão brasiliense, é dirigida por Diego Bresani e conta com os atores Ada Luana e João Campos no elenco, com participação de Taís Felippe.

Dentro de uma sala impessoal, uma mulher e um homem se falam. Eles evocam sua separação, falam do antes e do agora. Não há uma resposta pronta à questão: “Quem amamos quando amamos”? O rio ininterrupto de palavras, as questões-respostas que se ligam, a respiração contida, em uma espécie de maratona entre o medo e a libertação: é aqui, no coração deste momento doloroso, que somos colocados. Eles têm armas iguais, mas não as utilizam da mesma maneira. Há o masculino e o feminino. Há dois olhares, dois silêncios, dois discursos para dizer a violência de um amor que morre. A pesquisa do diretor, ator e fotógrafo Diego Bresani e dos atores Ada Luana e João Campos sobre a obra de Pascal Rambert se debruça sobre o verbo e a escuta como elementos estruturantes na construção da narrativa e condução da expressividade no palco. O processo de criação da peça também se debruça sobre questões como a discussão de gênero, principalmente sobre a ressignificação dos papéis masculinos e femininos na sociedade.

A apresentação será no Espaço Cena, que fica na comercial da 205, sempre de sexta a domingo entre os dias 11 e 20 de outubro, às 19h.

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) – Antecipados em https://www.sympla.com.br/encerramento-do-amor—ocupacao-espaco-cena—-1210__663666

About Auther:

Josuel Junior é ator, produtor cultural e assessor de imprensa formado pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Tem trabalho ativo em teatro, cinema, televisão e fotografia.

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br