DiversãoGeral[ Matéria de Capa ]

NESTA SEMANA ESTREIA “NETOS DE GUNGUNHANA: UM DESVIO”

O espetáculo “Netos de Gungunhana: um desvio”, ganha curta temporada em Brasília. A peça que estreou em Portugal chega agora ao Brasil antes de encerrar o ciclo de apresentações em Moçambique.

Equipe em Brasília

Na sala de ensaio do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) atores de diferentes países de reúnem para a nova versão do espetáculo “Netos de Gungunhana: um desvio”. A obra é fruto de um projeto de intercâmbio teatral e tem em seu elenco atores de três companhias teatrais diferentes – O Teatro do Instante (Brasil), o Teatro O Bando (Portugal) e a Fundação Fernando Leite Couto (Moçambique). O projeto consiste em uma residência artística onde cada grupo anfitrião assume a direção teatral em seu respectivo país. Assim, diferentes linhas estéticas e conceituais transformam uma única história em três diferentes espetáculos, enriquecendo o fazer teatral e valorizando as linhas de pesquisa dos artistas participantes.

Baseado na trilogia As Areias do Imperador, de Mia Couto, o espetáculo se debruça sobre uma história de guerras e imposições de uma civilização à outra – pelos batismos, pelos sapatos, pelos talheres – como um pretexto para discutir violências que ainda persistem. Nesse projeto, os grupos, que têm em comum a língua portuguesa, questionam os colonialismos históricos de todos os dias, os líderes de fachada e as manobras dos poderes na sombra e à vista de todos. A versão brasileira do espetáculo de Mia Couto aborda a guerra contra o imperador Ngungunhane durante o processo de colonização de Moçambique, por parte de Portugal, discussão na qual pode-se observar importantes ecos do processo da própria colonização brasileira.

Confira a agenda do espetáculo em Brasília, cidade do grupo Teatro do Instante:

Serviço

“Netos de Gungunhana: um desvio”
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) – Sala Multiuso
Dias: 25 e 26 de janeiro, às 20h e dia 27 de janeiro, às 19h
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingresso: R$30,00 e R$15,00 (meia)