Festival Cena Universitária arrecada fundos para a edição de 2019

Com o cancelamento do FAC Áreas Culturais, equipe conta com colaboração coletiva para realizar a segunda edição do Festival. O valor arrecadado será utilizado para despesas como logística e alimentação.

Apresentação Especial de “Adubo” no CéU 2017

Em sua primeira edição em 2017, o Festival Cena Universitária Nacional de Brasília contou com a inscrição de 88 projetos de todo o Brasil, envolvendo mais de 850 artistas-pesquisadores. Deste total, foram selecionados 104 artistas de 8 diferentes instituições universitárias públicas do Brasil. No âmbito local, envolveu as principais instituições de ensino em artes cênicas do DF (UnB, Dulcina de Morais, IESB e IFB) e nomes importantes como Fernando Villar, Adriana Lodi, Alaor Rosa, Hugo Rodas e Fernando Guimarães entre outros.

O CéU surge como um espaço que busca ampliar o diálogo da produção universitária do DF em diálogo com outras regiões do Brasil. A partir do acesso aos espetáculos e as atividades formativas promovidas através do Festival, alunos, professores, profissionais de teatro e a toda comunidade do DF, tem a oportunidade de partilhar conhecimento e ainda estabelecer vínculos criativos, pesquisa e formação. A primeira edição contou com espetáculos e artistas das mais renomadas universidades do Brasil (USP, UNB, UFBA, UEA, UFCE, UFRJ, UFU, Escola Martins Penna, UniCampi entre outras).

Oficina com Matteo Bonfitto

As apresentações dos espetáculos estão vinculadas a debates e análises, que por seu elevado nível didático pedagógico, graças ao corpo de professores-artistas, cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo.

A continuidade deste projeto se faz necessária, por permitir uma valorização do que está sendo produzido no Distrito Federal e sua difusão em âmbito nacional e por proporcionar a comunidade local e aos estudantes um contato direto com pesquisas e pesquisadores de vários estados do Brasil. Realizar esse Festival é acreditar que ações de investimento na formação de jovens artistas é fundamental para a construção do cenário artístico local e nacional.

Para contribuir, acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/642343.

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br