Cantora gospel Mariana Valadão é um dos destaques da programação

A 10ª edição da FESTA DAS TRIBOS, tem o intuito de promover cultura e arte de forma gratuita para as pessoas que por sua vulnerabilidade social e financeira tem dificuldades de acesso aos grandes eventos, visando através do encontro musical e cultural, através de workshop e palestras, incentivar aos jovens em situação de risco, disseminados em Samambaia. Serão três dias de evento, de 13 a 15/12, com atividades visando o acesso democrático, tradicional e popular a este espaço de cultura e economia criativa na cidade, uma festa para todas as idades, uma festa para às famílias de Samambaia e entorno. Cantora gospel Mariana Valadão é um dos destaques da programação.

O alcance comunitário da festa, por meio da realização de atividades de lazer e cultura, com a participação de atrações artísticas do mais alto nível, o envolvimento e valorização de artistas que residem no Distrito Federal, no entorno e principalmente em Samambaia, considerando que sua programação oferece gratuitamente a comunidade palestras com temas variados, dentre eles economia criativa, sustentabilidade, cultura, esportes,  e shows com artistas de renome; a grande novidade para a 10ª edição da Festa, será a introdução do “Espaço Gourmet” para oferecer conforto e alimentação saudável ao público que estará presente.

A comunidade de Samambaia é muito carente de eventos, assim este projeto busca ampliar esse mercado como foco principal de suas ações, trazendo “gratuidade”, fomento à cultura, e descentralização. A iniciativa tem olhos para a sustentabilidade, além de atrações que serão orquestradas, o evento contará com catadores de produtos recicláveis que farão o processo de separação e reciclagem, gerando emprego e transformando esses produtos em artesanato.

O projeto tem como viés de fortalecer a cultura musical e a união entre diferentes tribos, já sendo consolidado no calendário cultural, vez que é realizado há dez anos.  A realização da Festa das Tribos vai ao encontro com diversos indicadores considerados importantes dentre esses, se encaixam a descentralização cultural, a impulsão da economia criativa local, a diversidade cultural e o fortalecimento das culturas tradicionais do país

Um número bastante significativo em relação a violência permeia a cidade de Samambaia, por isso, a importância da introdução de arte e cultura pode amenizar essa triste realidade, sabendo que o intuito da festa é a conscientização social. Com vistas a ampliar e democratizar o acesso a bens e serviços culturais na cidade, o local de realização do projeto será avaliado em sua estrutura e segurança para garantir condições de acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção ou qualquer tipo de deficiência física.

Com a Festa das Tribos são criadas oportunidades de empregos diretos, refletindo positivamente na melhoria da qualidade de vida de toda população. Será gerado diversos empregos para as pessoas da Samambaia e entorno, descentralizando e levando oportunidade para as regiões administrativas com menor renda per capta. Hoje a economia criativa faz parte 7% do PIB mundial, com crescimento 10 a 20% anualmente, segundo dados oficiais.

O evento será totalmente gratuito aberto a toda à sociedade de todas as idades, raças, classe social e cultura. Será convidada toda a população do DF e região para 10ª FESTA DAS TRIBOS, shows musicais e palestras garantindo a laicidade e o direito, liberdade e a igualdade mantendo a democracia e os direito individuais e coletivos.

Diante o exposto, resta por justificada a proposta do projeto através de seu contexto histórico e social. Pretendemos assim, manter e contribuir ativamente além de valorizar a história, a tradição, união e o movimento cultural enraizado.

Programação:

Sexta (13/12), das 18h à 1h
Às 19h – Abertura oficial do evento FESTA DAS TRIBOS com a presença de autoridades e convidados no estacionamento da Quadra 302 – Centro Urbano de Samambaia Sul.
Às 20h- Show Banda Tempero do Céu
Às 21h- Show Banda Lovadeira Sarcedote
Às 22h- Show DD Junior e Tribo do Funk.

Sábado (14/12), das 16h à 1h
Às 16h – Work-Shop Musical de Bateria – com Youtuber de Brasília – Anderson
Às 18h – Palestra (A importância da Festa das Tribos) – Palestrante; Sr. Eduardo Campos – Presidente da Associação Cresce DF
Às 20h – Palestra (A importância da Cultura e do Esporte na vida do Jovem) – Palestrante; Sr. Eduardo Leite – Atleta Profissional e Coordenador de RH e dos Atletas de Cristo em Brasília.
Às 22h – Show com artista Nacional – Mariana Valadão (Gospel)

Domingo (15/12), das 9h às 12h
Às 9h – Palestra (A Cultura na Comunidade) – Palestrante; Sr. Eduardo Campos – Presidente da Associação Cresce DF
Às 10h- Show  Banda SPA (Pagode)
Às 12h- Show  Banda Págloria de Deus

SERVIÇO:
10ª Festa das Tribos

Dias 13 e 14/12 das 18h à 1h / Dia 15/12 das 8h às 14h
Local: Quadra 302 – Centro Urbano de Samambaia Sul – Samambaia DF
Entrada: gratuita
Sugestão: Doe um brinquedo para ser entregue a uma criança no Natal.  
Informações: 61-99967-4458
Realização: Associação Cresce DF
Co-realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Apoio: Governo do Distrito Federal e Administração Regional de Samambaia