Espetáculo “Manhã” tem sofrido ataque na internet por apresentar temática LGBT

Espetáculo teatral do Grupo Domo tem sofrido ameaças de internautas preconceituosos. Na peça, uma relação de amor entre homens faz o público refletir as relações humanas. Mesmo com a intolerância, vai ter peça sim!

Reprodução: Facebook

O espetáculo “Manhã” tem enfrentado uma enxurrada de comentários homofóbicos (em sua maioria de internautas que sequer consomem teatro). A equipe realizadora ainda tentou responder a alguns ataques no Facebook, chegando a printar alguns dos comentários para futuras ações junto à justiça. A obra será apresentada na Funarte de Brasília nos dias 27, 28 e 29 de setembro.

Após uma trajetória de sete anos de sucesso, o espetáculo Manhã já foi assistido por mais de 3 mil pessoas. Tendo sido contemplado com o Prêmio FUNARTE Mirian Muniz em 2012, o espetáculo já passou pelas capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém e Florianópolis, além de Brasília, onde estreou. O espetáculo também foi selecionado para os festivais nacionais de teatro de Taubaté e Araçatuba, no interior de São Paulo, recebendo cinco indicações a prêmios, bem como o Troféu Festara 2013, além de ter participado de mostras do SESC e da Funarte (FestFac).

Foto: Flora Negri.

Esta nova temporada em Brasília será o encerramento da trajetória do espetáculo Manhã. É um retorno ao ponto de partida, proporcionando um reencontro com o público da capital federal para compartilhar as descobertas e o amadurecimento do grupo ao longo dessa jornada.

No enredo, a busca pelo amadurecimento pessoal e a tentativa de resolução dos conflitos relacionais a partir da perspectiva de dois homens que se amam e procuram, em um momento crise, renovar suas esperanças no outro e na vida. A peça se passa durante apenas uma noite, uma madrugada repleta de surpresas e decisões até o amanhecer que traz a possibilidade de se fazer e ser algo novo. A relação homoafetiva faz o pano de fundo da trama, mas os temas abordados são universais. Em cena, André Garcia, Bruno Estrela, Leudo Lima, Guilherme Victor

Equipe do espetáculo em turnê no Pará – Reprodução: Facebook

A encenação tem como proposta revelar os aspectos objetivos e subjetivos dos personagens para compor atmosferas emocionais e simbólicas. Os dois atores principais são auxiliados por dois atores “sombras”, duas figuras vestidas de branco, que movimentam a estrutura cenográfica e os objetos de cena – ou até os próprios atores -, participando como “motores” de toda a encenação. Esses atores são uma releitura da figura do “kôken”, do teatro Noh japonês, além de se tornarem personagens “curinga” ao longo do espetáculo.

Sobre as manifestações preconceituosas sofridas pelo grupo através das redes sociais, o Autor e Intérprete André Garcia comenta:

“Um espetáculo com dois prêmios nacionais, tendo feito uma carreira de sucesso por seis anos em oito capitais e outras cidades, e sendo achincalhado em sua própria página. Estamos pedindo reforço na segurança do espetáculo, mas uma coisa podemos dizer: nunca sofremos ataques da forma frontal e grosseira, na intensidade e consistência que estamos recebendo agora, e o motivo é sim as pessoas estarem se sentindo autorizadas por políticas governamentais. A gente avisa que homofobia é crime e as pessoas simplesmente riem. Mas vamos tomar as providências. Denunciamos alguns comentários ao facebook, que realmente removeu dois. Já estamos num período de dificuldades muito grandes para seguirmos como artistas, falta de apoio inclusive entre os colegas. Mas mesmo assim, com 25 anos de estrada, vencendo muitos obstáculos, sempre tivemos espaço, mídia, e público. Só que agora a coisa transcende relações do meio e afeta a todos nós. Censura chegando, agressões violentas se normalizando. Espero que consigamos resistir, de verdade.”.

SERVIÇO:
“Manhã”- espetáculo teatral Grupo Domo
Data: 27, 28 e 29 de setembro
Horário: Sexta e Sábado, às 19h30 | Domingo, 19h
Local: Teatro Funarte Plínio Marcos (Complexo Cultural Funarte – Eixo Monumental)
Ingressos: R$20,00 (inteira) – Meia entrada, mediante entrega de 1kg de alimento não perecível.
Ingressos antecipados.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Telefone e WhatsApp: (61) 99408-1000

About Auther:

Josuel Junior é ator, produtor cultural e assessor de imprensa formado pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Tem trabalho ativo em teatro, cinema, televisão e fotografia.

Copyright© 2018 | Gazeta Brasília - Jornal Online de Brasília | contato@GazetaBrasilia.com.br