DiversãoEmpreendedorismo

COLETIVO MANIVA (DF) ARRECADA FUNDOS PARA CIRCULAÇÃO TEATRAL

Equipe teatral brasiliense arrecada fundos para uma temporada teatral a ser realizada em Belém do Pará.

Maniva é a folha da mandioca brava, muito conhecida por ser tóxica se ingerida na forma que é encontrada na natureza. É o ingrediente principal de um famoso prato da culinária paraense: a maniçoba. Mas Maniva também é o nome de um solo teatral que apresenta um recorte do cotidiano de uma mulher que decide preparar uma maniçoba para a pessoa amada e, durante esse preparo, vive um encontro consigo mesma. E é esse espetáculo que pretende ir a Belém do Pará. Para isso, o coletivo Maniva abriu um projeto de arrecadação no site Benfeitoria.com

O desejo de levar o espetáculo pra Belém não é algo de agora! Desde que os contornos de dramaturgia foram criados, esse desejo já pulsava no coletivo. Isso porque os integrantes acreditam que o trabalho só tem a crescer com os olhares do público paraense, munidos de vivências e afetividade com a maniçoba. As questões sociais abordadas pela dramaturgia não estão regionalmente restritas às vivências femininas do Distrito Federal, mas se estendem, além de qualquer fronteira, como questão humana também à vida paraense.

Num momento de sucateamento de órgãos e incentivos que promovam circulação artística, o coletivo entende que é urgente manter vivas as possibilidades de intercâmbio cultural que estreitem as trocas entre centro-oeste e norte.

Após várias tentativas independentes de circulação do espetáculo, o Coletivo Maniva conseguiu pautas para realização de 2 sessões no estado do Pará, sendo uma delas em Belém (Sesc Ver-o-Peso) e uma em Castanhal (Sesc Castanhal). Apesar de todos os esforços de produção já encaminhados, os fundos atuais do espetáculo não conseguem custear os valores de passagem e hospedagem da equipe de 4 pessoas nessa temporada paraense.

Pelas temáticas abordadas e o forte vínculo dramatúrgico com a cultura paraense,
ressaltados pela presença e referências da atriz paraense Larissa Souza, persiste um desejo primordial de que o espetáculo encontre o público paraense, possibilitando a ampliação de leituras e desdobramentos.

PARA QUEM QUISER COLABORAR, basta acessar o link https://benfeitoria.com/manivabelembrasilia e ver as possibilidades de apoio e suas recompensas. O período de arrecadação vai até o dia 23 de dezembro.

CONHEÇA A EQUIPE

Realização: Coletivo Maniva
Produção: Coletivo Maniva e Samia Oliveira
Direção: Rafael Toscano e Yuri Fidelis
Atuação: Larissa Souza
Direção musical: Thiago Gama
Concepção de iluminação: Luisa L’Abbate
Operação de luz: Ana Quintas
Assessoria de Imprensa: Laíra Mineura
Design Gráfico: Rafael Toscano
Registros fotográficos: Guilherme Ávila
Videomaker: Guilherme Ávila